IMG-3236.JPG

quem somos

O Fundo Iratapuru é proveniente da Repartição de Benefícios por conta da parceria comercial entre a Natura e a COMARU (Cooperativa Mista dos Produtores e Extrativistas do Rio Iratapuru).

O principal objetivo do fundo é financiar projetos que promovam o uso sustentável e a conservação da biodiversidade da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru (RDSI), importante maciço de castanhais da Amazônia Oriental, e das suas comunidades do entorno.

Em 2018 a comunidade de São Francisco do Iratapuru, através da COMARU, resolveu ampliar o acesso ao fundo para outros produtores e a partir de então todas as comunidades do entorno da RDSI, de acordo com o plano de manejo, podem se beneficiar. A reestruturação previu também a inclusão de instituições de pesquisas, que, juntamente com as comunidades, podem ser escolhidas por meio de editais.

Este é um dos primeiros exemplos de Fundo de Repartição de Benefícios em um panorama Nacional, tendo como referência somente os Fundo da Reserva Extrativista Chico Mendes e o das comunidades da região do Médio Juruá.

O Comitê Gestor do Fundo Iratapuru é composto por 6 organizações, sendo 5 delas deliberativas: COMARU, BIORIO, SEMA/AP, Natura e Fundação Jari e 1 consultiva: RURAP/AP. Cada organização possui 2 representantes, um membro titular e outro suplente. Além dos 10 membros do Comitê, o Fundo ainda conta com a colaboração da Analista Executiva Kimberly Silva na Secretaria Executiva do Fundo responsável pela administração, gestão, monitoramento e a implementação dos projetos.

Missão, Visão e Valores

Missão

Promover o desenvolvimento das comunidades em torno da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru- RDSI previstas no seu Plano de Manejo, através do incentivo a pesquisa e financiamento de projetos que promovam a conservação e o uso sustentável de sua sociobiodiversidade desenvolvidos por instituições representantes das mesmas.

Visão

Ser uma organização sólida com reconhecimento na Amazônia pela capacidade de fortalecer ações e projetos para o desenvolvimento sustentável das comunidades que compõem o território abordado pela instituição.

Valores

  • Incentivar ações e projetos relacionado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável previstos na Agenda 2030 criada pela ONU – Organização das Nações Unidas, dentro do território abordado pelo Fundo Iratapuru;

  • Capacitar mão de obra especializada, especialmente das comunidades, para elaboração e desenvolvimento de projetos para acesso a editais em geral;

  • Financiar projetos de pesquisa que fomentem a conservação e uso sustentável da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru- RDSI atrelado ao desenvolvimento das comunidades em seu entorno.

  • Devem estar adequados ao Plano de Manejo da RDSI;

  • Proteção dos meios de vida e cultura das populações tradicionais e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais;

  • Priorização das iniciativas já sugeridas pelas comunidades, que possam ser replicadas como experiências de sucesso;

  • Apoio às organizações e não às ações isoladas de comunidades;

  • Priorização da prestação de serviço por consultorias locais, sem prejuízo na qualidade dos resultados;

  • Beneficiar as comunidades que estejam de fato envolvidas nas atividades a serem apoiadas pelo Projeto;

  • Manter coerência entre o objetivo do Projeto, o valor solicitado e o número de pessoas atendidas;

  • Está inserido nos conselhos e eventos relacionados a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru- RDSI e as populações tradicionais que vivem em seu entorno.