PROJETO
Prevenção e combate a incêndio e fortalecimento do associativismo na comunidade São José
A comunidade Quilombola São José foi contemplada no EDITAL 2019.2 com o projeto “Prevenção e combate a incêndio e fortalecimento do associativismo na comunidade São José.” no qual teve o objetivo de trabalhar em atividades como Cursos de primeiros socorros, Brigadistas e Educação Socioambiental estimulando o aprimoramento educacional e capacitações dos moradores. E para facilitar a gestão administrativa e o fortalecimento do capital social no meio rural foi pensando na montagem de um espaço para melhoraria da gestão da associação.
Curso de Primeiros Socorros
Ao todo, 16 comunitários participaram do treinamento de primeiros socorros, ocorreu na comunidade Quilombola São José na zona rural do município Laranjal do Jari, a 30 km de distância do município. O curso foi ministrado pelo 6ª grupo de bombeiros Militar do Laranjal do Jari, pelo Cabo Bombeiro Jucior Maciel Dias e Cabo Bombeiro Edivaldo Almeida da Silva. Entre os conceitos abordados no treinamento estavam os conhecimentos básicos e treinamentos técnicos tanto com teorias e práticas. Objetivo do curso teve em ensinar regras básicas de segurança, meios de prevenção, condições de prestar os primeiros socorros, capacitar o cidadão a prestar cuidados imediatos a vítima até a chegada de assistência mais qualificada, treinar os participantes com eficácia, afim de que saibam como agir na prevenção, e em casos de emergências com tranquilidade, agilidade e segurança.
Curso de Brigadistas
O curso de brigadista em Incêndio florestal foi realizado em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atendido por meio dos instrutores Ivan Machado de Vasconcelos e Iranildo da Silva Coutinho, que atuam na formação de brigadistas para as unidades de conservação federais no Amapá. No total, participaram 16 comunitários no qual o curso teve carga horária de 20 horas, dividida entre treinamentos teórico e prático, também ocorreu na comunidade Quilombola São José. Nesses três dias de curso foi abordado como caracteriza uma área ambiental e a importância da brigada de incêndio florestal, dando continuidade nos danos ou os efeitos dos incêndios florestais e os acarretados pelo uso do fogo que podem ser diretos e indiretos. Ao fim do curso a comunidade está capacitada em manejo do fogo e combate aos incêndios florestais, voltado à realidade local.
Fortalecimento do capital social no meio rural, para melhorar a gestão administrativa da associação São José
Para facilitar a gestão administrativa da associação, foi adquirido um computador, uma impressora e insumos básicos de escritório, para realização de reuniões da associação dos moradores do quilombo de São José, mantendo a associação sempre atualizada e regularizada dando independência a comunidade.
O projeto foi divido em duas etapas de trimestre contendo sete estratégias nas quais já foram realizadas quatro delas, sendo avaliado de forma positiva a execução das atividades, pois foi de grande valia os cursos aplicados em prol do desenvolvimento da comunidade. Dentre as três estratégias que faltam ser realizadas está palestras de Educação Socioambientais.
O acompanhamento e o monitoramento dessas atividades estão sendo executadas pelas projetistas e coordenadoras Jayna Beatriz Mealla de Sousa (Gestora Ambiental) e Nilcelia Tavares da conceição (Moradora da comunidade São José), contando também com o apoio da Associação de Moradores do Quilombo de São José. O termino do projeto está previsto para final de abril de 2020.
Jayna Mealla
Coordenadora do Projeto
Gestora Ambiental
Está sendo uma experiência boa e positiva. Nós conseguimos atingir todas as metas. Com as capacitações dos cursos a comunidade se sentiu mais segura e preparada para imprevistos e com a montagem do escritório houve o fortalecimento da associação impactando positivamente na autossuficiência, organização e no desenvolvimento da comunidade.