top of page
  • Foto do escritorSecretaria Executiva RDSI

MÁSCARAS CASEIRAS PODEM AJUDAR NA LUTA CONTRA O COVID-19

Atualizado: 31 de mai. de 2020

Para o Ministério da Saúde do Brasil, a máscara caseira é grande aliada para a luta contra o coronavírus (COVID-19), uma vez em que houve uma corrida mundial para as máscaras de proteção e fez com eles sumissem das prateleiras, fazendo com que as compras passassem de nacionais para pedidos internacionais com a prioridade para profissionais da saúde e pessoas doentes.

Foto: Mirella Brandão / arquivo pessoal


As máscaras caseiras então viram uma febre mundial, pois se pode fazer em casa com poucos materiais. O Ministério da Saúde lançou manual para fazer máscaras caseiras de pano, a nota ainda afirma que para ser eficiente deve obedecer às seguintes especificações:

  • Ter pelo menos duas camadas de pano

  • Ser individual

  • Serem feitas com algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos

  • Devem ser bem higienizadas (o ministério indica água e sabão ou água sanitária na lavagem após o uso)

  • Serem feitas nas medidas corretas: cobrindo totalmente a boca e nariz e serem bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

O Fundo Iratapuru lança também uma campanha digital para a confecção de máscaras caseiras, vale salientar que cada máscara é de uso pessoal, não podendo ser dividida com ninguém (pais, filhos, irmão, marido, etc), use máscara sempre que precisar sair de casa, e higienize com água sanitária por cerca de 30 minutos, a máscara pode ser usada até ficar úmida, depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano.

Pensando nessa proposta do Ministério da Saúde do Brasil, nós do Fundo Iratapuru preparamos um material ensinando a fazer máscaras caseiras de baixo custo para o cuidado na prevenção do COVID-19 nas comunidades ribeirinhas e quilombolas, abaixo você encontra um PDF com o passo a passo de forma mais simples de sua fabricação.

Mascaras
.pdf
Download PDF • 657KB
36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page