Para o Ministério da Saúde do Brasil, a máscara caseira é grande aliada para a luta contra o coronavírus (COVID-19), uma vez em que houve uma corrida mundial para as máscaras de proteção e fez com eles sumissem das prateleiras, fazendo com que as compras passassem de nacionais para pedidos internacionais com a prioridade para profissionais da saúde e pessoas doentes.
Foto: Mirella Brandão / arquivo pessoal
As máscaras caseiras então viram uma febre mundial, pois se pode fazer em casa com poucos materiais. O Ministério da Saúde lançou manual para fazer máscaras caseiras de pano, a nota ainda afirma que para ser eficiente deve obedecer às seguintes especificações:
Ter pelo menos duas camadas de pano
Ser individual
Serem feitas com algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos
Devem ser bem higienizadas (o ministério indica água e sabão ou água sanitária na lavagem após o uso)
Serem feitas nas medidas corretas: cobrindo totalmente a boca e nariz e serem bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.
O Fundo Iratapuru lança também uma campanha digital para a confecção de máscaras caseiras, vale salientar que cada máscara é de uso pessoal, não podendo ser dividida com ninguém (pais, filhos, irmão, marido, etc), use máscara sempre que precisar sair de casa, e higienize com água sanitária por cerca de 30 minutos, a máscara pode ser usada até ficar úmida, depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano.
Pensando nessa proposta do Ministério da Saúde do Brasil, nós do Fundo Iratapuru preparamos um material ensinando a fazer máscaras caseiras de baixo custo para o cuidado na prevenção do COVID-19 nas comunidades ribeirinhas e quilombolas, abaixo você encontra um PDF com o passo a passo de forma mais simples de sua fabricação.
Fonte: Ministério da Saúde
Komentáře